avaedoc

Início » Encontros » Atual » Encontro em 9nov2017 – Local: Arandu

Encontro em 9nov2017 – Local: Arandu

Acompanhamento do trabalho neste sítio eletrônico, previsão de divulgação ampla no início no próximo ano, a partir de uma breve discussão.

Relato de Muniz sobre pesquisa no cinema de Caxambu/ANPOCS, sobre caminhada nos antigos cinemas de João Pessoa (Grupo de trabalho sobre expectorialidades/SOCINE) e outro encontro de pesquisa onde apresentou seu trabalho do mestrado. Nota sobre o cineclubismo incentivado por padres na Paraíba (anos 1950) a partir de uma encíclica papal A discussão levou à proposição de uma mostra de filmes etnográficos (2a Mostra Arandu, a primeira foi em 2016 na 30a RBA) para o ano que vem, a ser realizada no Cine Orion. Possíveis apoios e parcerias: ADUFPB, NUDOC, etc.

Caio mostrou o plano sequência realizado durante o 7set2017, que obteve 30 mil visualizações, e falou sobre as etapas de sua pesquisa fílmica sobre as bandas de música iniciada alguns anos antes (agora um projeto de mestrado). Várias perguntas e contribuições foram agregadas na discussão. Alguns dos pontos esclarecidos e discutidos em grupo: o capitão mor da banda estuda modelos de capitães nos EUA pelo youtube; explicação do que o desmaio (ocorrido no fim da filmagem) representa em termos fisiológicos (como defesa e reorganização do organismo); ponderação sobre a performance dos dançarinos e sobre sua determinação, comparando-os aos praticantes de marcha atlética; questões de gênero e sexualidade nas relações entre os integrantes das danças coreografadas; participação dos membros destes grupo de dança em outros eventos e locais na região; questões de metodologia da antropologia fílmica.

Apresentação do 2o corte do vídeo “Conversa com Marcius Freire sobre antropologia visual”. Sugestões para pequenas correções antes da finalização. Sugestão para terminar de produzir e apresentar todos os vídeos do projeto “Conversas sobre Antropologia Visual” (Vincent Carelli, Ana Ferraz, Roque Laraia, Marcius Freire, Francisco, Ruben Caixeta) na próxima Mostra Arandu  no Cine Orion (2018).

Acompanhamento do filme sobre pixo no Campus IV (sequência do rolê), trabalho desenvolvido na disciplina de Técnicas e estéticas do audiovisual II.

Possibilidades de comparecer ao Festival Internacional do Filme do Recife, no final de novembro, onde serão exibidos dois filmes produzidos pelo AVAEDOC no Arandu: “Tudo vai pela lua” e “Cinema e memória no Vale do Mamanguape”.

Em função do final do período letivo ficou decidido ser este o último encontro regular do ano.

Outros pontos de pauta a serem retomados:

Participação de Vitor no 5o Bit.Week promovido pelo Departamento de Mídias Digitais no Campus 1, na mesa “Produção audiovisual indígena” com Tamara Rodrigues (co-produtora do vídeo Memórias Retomadas realizado pelo AVAEDOC no Arandu). Ciberativismo indígena. Rádio web indígena Yandê.

Apresentação do filme “Ensaio de Montagem para etnografias fílmicas” desenvolvido na disciplina de Antropologia Visual II.

Participação de Glauco e Rafaela na mesa redonda “Grupos de pesquisa CCAE: o que estamos fazendo?” no Encontro de Iniciação Científica ENIC/2017, ocorrido entre 23-27out.

Gente que esteve presente nesse dia: João, Oswaldo, Sônia, Vitor, Caio, Glauco, Muniz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: