avaedoc

Início » Encontros » Atual » Encontro em 12abr2018 – Local: Arandu

Encontro em 12abr2018 – Local: Arandu

Pauta geral: produções audiovisuais das disciplinas, metodologias de ensino de antropologia visual e reflexões sobre conteúdos curriculares para atualização do projeto do curso de Bacharelado em Antropologia

Apreciação coletiva do vídeo produzido com estudantes da turma de João na disciplina de Antropologia Visual II (2017.1) ENSAIO DE MONTAGEM PARA ETNOGRAFIAS FÍLMICAS (45 min.). O trabalho desenvolvido para essa disciplina contou com o apoio do estudante de pós-graduação, Caio, em período de estágio docência. Com base principalmente nas referências dadas pelas estratégias metodológicas da antropologia fílmica (Claudine de France, Annie Comolli), pelas problematizações éticas e de autoria no campo do documentário (Március Freire) e pelos filmes de Jean Rouch (Crônica de um verão, Pirâmide humana, Jaguar), foram realizadas abordagens e pesquisas fílmicas analisadas em sala de aula coletivamente a cada semana. Por fim, o professor João reuniu as diferentes “crônicas” cotidianas produzidas pelos estudantes numa montagem final de avaliação da disciplina, com base num roteiro elaborado por ele na mesa de análise/edição a partir das discussões feitas anteriormente em classe. Dessa turma formou-se um grupo para dar continuidade ao trabalho de pós-produção e finalização do vídeo.

O roteiro elaborado, portanto, durante a montagem, propõe ainda componentes reflexivos que dizem respeito ao movimento social “Liberta Rio Tinto”, à presença indígena na cidade e à importância do ensino universitário nesta região do litoral norte da Paraíba, com utilização de cenas aéreas de arquivo, produzidas no projeto de extensão “UFPB 60 anos” sob coordenação do professor Oswaldo. O vídeo expressa, em seu conjunto, o contexto da cidade e da própria experiência de ensino no Laboratório de Antropologia Visual do campus IV, de onde emergem cenas cotidianas vivenciadas pelxs estudantes ao longo dos meses de outubro e novembro de 2017, seus desafios, preocupações e encontros, consigo mesmxs e com moradorxs e comerciantes da região. Apresenta cenários que vão desde a periferia, no limite das zonas rurais, passam pela paisagem marítima do litoral e retornam às dinâmicas de sociabilidade da vida urbana nas pequenas cidades da região.

No encontro desse dia estudantes diversos falaram, seja da experiência de participar do vídeo feito para a disciplina, seja da primeira impressão provocada pelo vídeo (em quem não cursou a disciplina) e da identificação que sentiram em face das personagens criadas. Críticas e sugestões de reedição/finalização também tiveram lugar. Contribuições válidas para a conclusão do vídeo, bem como para a avaliação geral da formação em antropologia visual, a qual vêm sendo oferecida no curso através de uma série de disciplinas concatenadas entre si (Introdução à etnodocumentação, Introdução à antropologia visual, Técnicas e estéticas do audiovisual I e II, Antropologia visual I e II), bem como para a reformulação e atualização das ementas e metodologias de ensino adotadas.

Gente presente: João, Muniz, Caio, Rafaella, Vitor, Glauco, Edileuza, Melba


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: